quarta-feira, 16 de setembro de 2009

EDUCAÇÃO PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: reflexões para a implementação do Projeto Político-Pedagógico da Educação do Campo



As recentes discussões no cenário educacional evidenciam que a formação continuada, aliada aos mecanismos de valorização dos profissionais da educação, interfere, decisivamente, na melhoria da qualidade do ensino. Para tanto, os sistemas de ensino devem definir políticas educacionais que assegurem ações de formação profissional, melhores condições de trabalho e progressão na carreira e, sobretudo, mecanismos de formação continuada.
Nesse sentido, a proposta de trabalho para a Semana Pedagógica de 2009.1 realizada no período de 10 a 12 de fevereiro possibilitou aprofundar a reflexão sobre a implementação do Projeto Político-Pedagógico, incluindo a Proposta Curricular e o Plano de Ação 2009 de cada Escola.
O trabalho proposto teve como referência três documentos básicos: Diretrizes para a elaboração do Projeto Político-Pedagógico das Escolas da Rede Municipal de Ensino, Diretrizes Curriculares para a Educação Básica e Plano de Ação do Projeto Círculos de Avaliação.
O PPP, em fase de elaboração ou elaborado coletivamente na escola, retorna agora para conhecimento de todos os profissionais da educação e para possíveis reformulações, com base nas orientações da Coordenação Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e discussões dos Profissionais da Escola.
A elaboração da Proposta Curricular, núcleo do PPP, deve contemplar as concepções e os conteúdos estruturantes das Diretrizes Curriculares, relacionando os conteúdos específicos para cada uma das áreas do componente curricular/séries de cada nível e modalidades da Educação Básica.
O trabalho, desta semana pedagógica, foi eminentemente coletivo e construtivo para o processo de ensino e aprendizagem a ser desenvolvido no ano letivo, conforme agenda de trabalho:


Proposta de Trabalho – Semana Pedagógica 2009.1


10/02/2009 – Atividades

# Credenciamento dos participantes, informando a escola de atuação, distribuição de carga horária e/ou disciplinas e distribuição do calendário escolar 2009;

#Apresentação da Proposta de Gestão da Educação Municipal 2009/2012: eixos, princípios e metas;

# Considerações e Encaminhamentos para a Semana Pedagógica;

# Palestra: Sustentabilidade – Prof. Jaldemir Batista/Faculdade AGES.
Jantar de encerramento.

11/02/2009 – Atividades

# Análise, discussão e/ou elaboração do Projeto Político-Pedagógico.

# Elaboração e/ou Adequação da Proposta Pedagógica Curricular.

12/02/2009 – Atividades


# Elaboração e/ou Adequação da Proposta Pedagógica Curricular (Cont.)

# Organização e Elaboração do Plano de Ação da Escola – Projeto Círculos de Avaliação 2009

# Encerramento: Palestra: “A arte de você” – Profª. Joane Cruz.