domingo, 27 de setembro de 2009

EIXO TEMÁTICO ÁGUA


Reconhecendo a importância da água para a vida de todos os seres do planeta, e a iminente diminuição da mesma a cada dia, devido a problemas como: assoreamento dos rios, poluição, desperdício, entre outros, esse tema pretende sensibilizar e conscientizar o aluno, principal agente transformador de toda a comunidade, atentando para o uso racional da água e da prevenção do meio ambiente, como forma de garantir uma fonte futura. Dessa forma, este eixo norteou as atividades pedagógicas da escola no período de 24/08 a 18/09/2009, totalizando 20 dias letivos.























terça-feira, 22 de setembro de 2009

SIMULADO DA PROVA BRASIL 2009

Entre os dias 19 e 30 de outubro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicará a Prova Brasil 2009. Ela é um instrumento de avaliação do sistema educacional brasileiro, criada para auxiliar no desenvolvimento e na implementação de políticas públicas.

Ela avalia habilidades e competências em leitura, interpretação de textos e resolução de problemas e é aplicada a cada dois anos a estudantes das séries finais de ciclos da educação básica: 4ª e 8ª séries (5º e 9º ano) do Ensino Fundamental. Além disso, as médias de desempenho da Prova Brasil compõem o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB.

Os meses que antecedem a aplicação da Prova Brasil devem ser de preparação das escolas, professores e alunos. Para isso, a Secretaria Municipal de Educação, através da Coordenação Pedagógica organizou e aplicou no período de 14 a 18 de setembro um simulado da Prova Brasil com todos os alunos de 4ª e 8ª série do Ensino Fundamental matriculados em escolas localizadas em área urbana e rural em turmas regulares com mais de 20 alunos.

Maiores informações acessar o endereço eletrônico http://provabrasil2009.inep.gov.br

MONITORAMENTO DO PROJETO CÍRCULOS DE AVALIAÇÃO

Na última quarta-feira (16/09/2009), a Consultora do Projeto Círculos de Avaliação, a Profª Heli Rezende e a Técnica da Direc 11, a Profª Maria Helena (Leninha) estiveram na cidade de Adustina para acompanhar e monitorar a implementação do Plano de Ação do Projeto Círculos de Avaliação.

Com o objetivo de desenvolver a cultura de avaliação na rede pública de ensino, o município implantou o Projeto em 2008, sob a coordenação do Prof. Raphael dos Santos. Dessa forma, a Secretaria Municipal de Educação vem desenvolvendo ações de formação continuada sustentadas pelo tripé: conhecer, dialogar e decidir que motivou o fortalecimento da cultura de avaliação nas escolas municipais.

A reunião foi realizada no Colégio Estadual Castro Alves, com a participação de representantes da equipe diretiva e da equipe de professores do CECA, bem como dos Coordenadores José Adenilzo e Raphael dos Santos. A professora Heli Rezende, enfatizou a importância do acompanhamento para o sucesso do Projeto, bem como a participação de todos os membros envolvidos nas unidades escolares.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

PROJETO VALORES HUMANOS

Colégio Municipal de Adustina
Os valores: resgatando o que nos torna humanos

Vivemos em uma era violenta; sofremos violências cada vez maiores e com mais constância; assistimos quotidianamente manifestações de violência... a violência entra em nossas casas, muda nossa vida, nossos valores, nossas famílias, nossos comportamentos.
A violência é um sinal, um sintoma de uma sociedade que não criou apreço pelos valores e acabou formando adultos sem referenciais de cidadania e de respeito pelo próximo. A violência é a marca de uma sociedade excludente (que exclui em todos os sentidos, até afetivos).
A solução, a longo prazo, desses problemas exigem uma verdadeira revolução na maneira de educar nossas crianças.
Muito mais importante do que favorecer uma avalanche de conhecimentos e informações às nossas crianças é o fato de nós os formarmos enquanto pessoas humanas, incentivando-os a darem o melhor de si.
Devemos juntos, educadores, pais e responsáveis, tomar essa atitude diante de nossas crianças, tornando isso nossa missão: colaborarmos para a formação humana integral de nossos pequenos!
E como fazemos isso?
Há muitos pesquisadores, de variadas áreas de conhecimento, que vêm pensando no humano na atualidade. Existe um educador que há décadas vem tocando a melodia do resgate dos valores humanos básicos, a saber: A VERDADE, A RETIDÃO, A PAZ, O AMOR, A NÃO-VIOLÊNCIA . Ele se chama Sathia Sai Baba e é indiano (MESQUITA, 2003).
Ele propõe que estimulemos esses valores em nossas crianças. Ele afirma, e nós dia a dia comprovamos isso, que à medida que a criança for utilizando a intensa capacidade amorosa que existe dentro dela, germinarão os valores humanos em seu coração, o que se refletirá no comportamento familiar, social e profissional. Independentemente de dificuldades, sofrimentos e decepções que, como todo ser humano, ela encontrar em sua trajetória sobre a Terra, será feliz.
Porque felicidade, afinal, não é estar radiante de alegria e de bom humor diariamente, mas permanecer em harmonia com sua natureza humana. As leis da natureza humana só serão cumpridas quando conseguirmos ser leais à verdade, o que nos levará à retidão, à qual nos proporcionará a paz. Estando em paz, torna-se possível para nós viver e entender o verdadeiro amor incondicional. Com esses valores aflorados, somos capazes de praticar a não-violência, que é a abstenção de ferir o outro pelo pensamento, palavra ou ação. Quanto antes começarmos, melhor e mais fácil.Dessa forma, os professores do Colégio Municipal de Adustina discutiram os valores durante os sete dias letivos nos últimos horários. E no dia 02/09 foram realizadas palestras com todos os temas trabalhados.



EIXO TEMÁTICO FOLCLORE

EIXO TEMÁTICO FOLCLORE

Os contos folclóricos fazem parte do patrimônio cultural da humanidade, pois cada povo tem um jeito especial de compreender o que acontece. Os textos folclóricos procuram explicar fenômenos naturais e forças desconhecidas. Estes textos são lidos e falados por pessoas comuns de todas as raças e religiões e criam mitos, lendas, danças, músicas, hábitos e tradições. O saber popular mostra-se através dos contos folclóricos, que atravessam gerações. Portanto, o Folclore é o conjunto de tradições, crenças populares, conhecimentos, lendas, músicas, provérbios, superstições, jogos, poesias, artesanatos, contos, enfim, tudo que faz parte da cultura e memória de um povo. Este eixo norteará as atividades pedagógicas da escola no período de 27/07 a 21/08/2009, totalizando 20 dias letivos, contemplando atividades em comemoração a Dia dos Pais e Dia do Estudante.
Escola Municipal Anunciação Rocha
Escola Municipal Bela Vista - Pólo I
Escola Municipal Clarival Dantas - Pólo II
Colégio Municipal N. Sra da Conceição - Pólo IV
Escola de 1º grau Itamar Franco - Pólo III

I FEIRA ECOLÓGICA ESCOLA MODELO MARIA ESTHER RIBEIRO

PROJETO TEMÁTICO
“NOSSO MUNDINHO ECOLÓGICO”

RELEVÂNCIA SOCIAL E PEDAGÓGICA: Discutir sobre meio ambiente, deixou apenas de ser um tema necessário ao conhecimento, tornou-se emergente e indispensável nos dias atuais, pensar na natureza hoje é questão de sobrevivência. Dessa forma, diante desta situação a Escola Modelo Maria Esther elaborou desenvolveu no período de 07/07 a 31/08/2009 o Projeto “Nosso Mundinho Ecológico” no intuito de despertar nos alunos e conseqüentemente em todo público a consciência de que o Planeta pede ajuda e o mais importante entender que preservar o Planeta é preservar a vida inclusive a nossa dos seres humanos, responsáveis diretos pela destruição da nossa casa que é o mundo.
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS: Durante a execução do Projeto a equipe pedagógica sensibilizou as crianças em relação aos problemas ambientais, mostrando que o futuro está nas mãos da nova geração. Tudo serve para indicar que os processos de degradação e deterioração da natureza não podem ser tratados com indiferença, nem pela sociedade, nem pela escola. Para tanto, o trabalho ocorreu de forma dinâmica, interativa e criativa. Tudo começou com a tematização do vídeo “A Arca de Noé: a criação do mundo”. Em seguida foram realizados trabalhos envolvendo a arte (músicas, pinturas, colagem e teatro). Depois foi realizada uma visita a Biblioteca Municipal e uma atividade prática de plantação de mudas de plantas. Houve também um passeio ecológico e uma homenagem aos pais. Em seguida cada turma desenvolveu atividades diferenciadas de acordo com as seguintes temáticas: água, animais e vegetais. Foi realizada também uma palestra com os pais sobre a preservação da natureza. Eles foram convidados a levar plantas para decorar a escola durante a I Feira Ecológica. ATIVIDADE DE APLICAÇÃO E COMPROMISSO SOCIAL (culminância): Realização da I Feira Ecológica da Escola Modelo Maria Esther com a participação da Secretaria Municipal de Educação, dos pais, da comunidade e das outras escolas municipais.

PROJETO DIA DO ESTUDANTE

O Colégio Municipal de Adustina na busca incessante por uma educação voltada para a formação integral do seu alunado e reconhecendo a importância do esporte para uma vida mais harmoniosa integrando físico e mente por meio de atividades lúdicas extremamente prazerosas tornando por meio destas o ambiente escolar mais propicio para a inserção deste aluno em uma vida adulta equilibrada, onde corpo e mente se harmonizem em um todo integrado. Nesta perspectiva o Colégio Municipal de Adustina realizou neste dia, 11 de agosto de 2009, em que se comemora a figura do estudante. Uma série de torneios esportivos envolvendo as modalidades esportivas: Futsal, Maratona, Tênis de Mesa, Dança, Xadrez, Dama, Dominó, Cartas, Boliche, Queimada e Caça ao tesouro.
Neste dia, os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar atividades que os colocam em confronto com seus limites e em disputa com outras crianças, dentro de um ambiente de respeito, e acima de tudo se estruturando numa esfera de regras socialmente estabelecidas; ensinando a boa convivência e aceitação das limitações de cada indivíduo.
Os torneios foram realizados nos turnos matutino, vespertino e noturnos sendo os alunos distribuídos por categorias: idade e séries, realizando-se os confrontos nos diversos turnos dentro da mesma categoria.


Colégio Municipal de Adustina

Colégio Municipal N. Sra. da Conceição - Pólo IV

Escola de 1º grau Itamar Franco - Pólo III


PROJETO LINGUAGENS E CÓDIGOS - CMA

A concepção cartesiana do universo nos leva a perceber as coisas e situações sem nenhuma conexão e interdependência. A criação dessa visão, por René Descartes, no século XVII, foi de uma importância sem tamanho para a ciência sistematizar os seus conhecimentos e melhor desenvolvê-los. No entanto, a evolução do ser humano e do mundo mostrou que é necessário repensar as concepções e se reencontrar com o cosmo (a ordem imutável do universo).
A física quântica vem dando a sua contribuição nesta reflexão, hoje, se fala numa concepção sistêmica do universo, onde as partes não são vistas separadas, mas são compreendidas como um todo indivisível. Neste sentido, todos os elementos possuem certa conexão, e todas as ações executadas pelas pessoas se intercomunicam. O universo que conhecemos é pura conseqüência das atitudes do cotidiano, das mais simples as mais complexas.
Foi a partir dessas reflexões que o referido projeto foi idealizado, com o objetivo de mostrar aos educando que todas as disciplinas mantêm uma relação intrínseca em sua estrutura semântica e que é possível fazer estas relações interdisciplinares. Outra meta foi possibilitar ao aluno compreende-se como um ser coletivo e dependente dos outros seres humanos e da natureza para sobreviver. Assim como há essa interdependência nas áreas do conhecimento, há entre as pessoas: somos um grão de areia que precisa de outros grãos para a composição do todo.
Esse projeto emana da necessidade de repensar novas práticas pedagógicas, embasadas em valores humanos e ecológicos indispensáveis a sobrevivência do ser humano neste planeta. É cada vez mais urgente perceber a importância da atitude individual de cada um quando se soma a milhões de atitudes semelhantes. Se essas atitudes forem positivas teremos resultados positivos, quando negativas teremos resultados negativos. O importante é que o educando se perceba fazendo parte de uma teia viva.
A metodologia utilizada na execução do projeto se deu da seguinte forma: os professores de língua inglesa selecionaram uma música para ser trabalhada numa determinada série. Esta música foi traduzida pelos alunos com a ajuda do professor. Em seguida, o educador de Língua Portuguesa expôs a música traduzida e explorou o seu conteúdo semântico, fazendo uma análise aprofundada. Após análise, foi lançada a proposta de se realizar uma produção textual aproveitando o conteúdo da música.
Nas 5ª séries os alunos foram desfiados a produzirem uma paródia e apresentar para os colegas. Na 6ª, eles foram convidados a produzirem um cordel, criando uma história relacionada ao que foi discutido na análise. A 7ª série levantou uma temática a partir dos debates sobre a música e desenvolveu um artigo de opinião. Nas 8ª, os educando foram estimulados a produzir um texto publicitário, analisaram as idéias presentes na música e montaram a estratégia de venda a partir da publicidade. O ensino médio também participou das atividades: a 1ª série procurou inspiração na música para produzir sonetos, preocupando-se também com a estrutura – estrofes, versificação, ritmo e sílabas poéticas. Enquanto que a 2ª serie deu asas a imaginação e produziram histórias em quadrinhos, deixando transparecer os dotes artísticos. A 3ª e 4ª séries foram destinadas aos textos mais subjetivos, levantaram temáticas a partir da música trabalhada e esporam as opiniões, sendo instigados a desenvolverem o senso crítico.
Paralelamente a essas atividades supracitadas, a música foi representada a partir de imagens, com a coordenação do professor de Educação Artística. Assim, os alunos que tem facilidade com o desenho pode se expressar livremente. O professor de Educação Física desafiou a classe a criarem coreografias que traduzissem através da dança o significado da música. Desta forma, se concretiza a comprovação da interdependência das áreas do conhecimento. Para que o conteúdo seja trabalhado profundamente todas as áreas precisam entrar em ação.
O aluno se percebeu como um ser humano dotado de diferentes capacidades umas mais desenvolvidas e outras não, precisando do outro para atenuar essas deficiências. Nesta concepção, cada um precisa desempenhar o seu papel com competência e responsabilidade ética e ecológica para restabelecer o ritmo e a harmonia do cosmo ou do microcosmo, as nossas salas de aula.

EIXO TEMÁTICO - ANIMAIS

As crianças nutrem um verdadeiro fascínio pelos animais, que na visão delas são irresistíveis como os brinquedos, mas com atrativos a mais: são seres animados, com vida e com algumas necessidades semelhantes às do homem. O Eixo Temático Animais traz associações concretas entre o ser humano, o mundo animal e a natureza. A criança sai do conceito eu para conhecer o outro, o que é muito saudável. Este eixo norteará as atividades pedagógicas da escola no período de 08/07 a 24/07/2009, totalizando 13 dias letivos.
Colégio Municipal N. Sra da Conceição - Pólo IV
Escola Municipal Santo Antônio - Pólo V
Escola Municipal Anunciação Rocha
Escola de 1º grau Itamar Franco - Pólo III

JORNADA PEDAGÓGICA 2009.2

Com o objetivo de fortalecer a cultura do diálogo e da tomada de decisões coletivas na escola e visando oportunizar momentos de troca de experiências e de integração entre todos os segmentos da comunidade escolar, a Secretaria Municipal de Educação, realizou nos dias 06 e 07 de julho a segunda Semana Pedagógica descentralizada do ano letivo 2009. A proposta de trabalho contemplou a discussão em torno da avaliação da aprendizagem e do Projeto Círculos de Avaliação.

Agenda de Trabalho

DATA: 06/07/2009 - MANHÃ
TEMÁTICA: Nossos Olhares sobre a Avaliação...

 1º momento - Acolhimento
 2º momento - Dinâmica: Nossos olhares sobre a avaliação com o objetivo de realizar o levantamento dos conhecimentos dos professores acerca das concepções de avaliação da aprendizagem.
 3º momento - Estudo Dirigido do fascículo Currículo e Avaliação da coleção Indagações sobre Currículo (MEC/SEB) que traz reflexões sobre a avaliação da aprendizagem e a relação com o projeto pedagógico da escola e com a função social da educação.
 4º momento - Socialização do estudo dos textos

DATA: 06/07/2009 - TARDE
TEMÁTICA: Nossos Olhares sobre as nossas avaliações...

 1º momento - Oficina: Nossos Olhares sobre as nossas avaliações...
 2º momento - Socialização das Análises por componente curricular
 3º momento - Considerações finais do orientador e encerramento das atividades

DATA: 07/07/2009 - MANHÃ
TEMÁTICA: Prova Brasil

 1º momento - Oficina: Escala de Proficiência e Proposta de Intervenção.
 2º momento - Oficina: Matriz de Referência de Língua Portuguesa e Matemática, descritores, identificação e análise de itens.
 3º momento - Orientação quanto ao simulado para a III Unidade.
 4º momento - Encerramento das atividades.

DATA: 07/07/2009 - TARDE
TEMÁTICA: Gincana da Alfabetização e Planejamento do Eixo Temático Animais

 1º momento - Análise dos resultados da Provinha Brasil.
 2º momento - Gincana da Alfabetização.
 3º momento - Planejamento das atividades do Eixo Temático Animais.
 4º momento - Encerramento das atividades.

EIXO TEMÁTICO FESTEJOS JUNINOS

Escola Municipal Anuncicação - Escola Municipal Bela Vista Pólo I - Escola Municipal Clarival Dantas Pólo II - CMNSC Pólo IV - Escola Municipal Santo Antônio - Pólo V
Este Eixo Temático visa destacar para os alunos o conceito de Festa Junina e sua origem, os santos comemorados em junho, em todo o Brasil, desde o período colonial: Santo Antônio, São João e São Pedro. Destacar ainda que no nordeste brasileiro principalmente, estes santos são reverenciados e pode-se dizer que a importância destas festas, para as populações nordestinas. Explicar para os alunos que as festas juninas giram em torno de três datas principais: 13 de junho, festa de Santo Antônio; 24 de junho, São João e 29 de junho, São Pedro e, que durante este período, o país fica praticamente tomado por festas. De norte a sul do Brasil comemoram-se os santos juninos, com fogueiras e comidas típicas. Explicar para os alunos que é interessante notar que não apenas o dia, propriamente dito, mas todo o mês, é considerado como tempo consagrado a estes santos na região e, principalmente, as vésperas, que é quando se realizam os sortilégios e simpatias, a parte mágica da festa típica do catolicismo popular. Inúmeras adivinhações a respeito dos amores e do futuro (com quem se vai casar, se é amado ou amada, quantos filhos se vai ter, se vai morrer jovem ou ganhar dinheiro etc.) são feitas nas vésperas do dia dos santos, em geral de madrugada.
Escola Municipal Anunciação Rocha

Escola Municipal Bela Vista - Pólo I

Escola Municipal Clarival Dantas - Pólo II

Colégio Municipal N. Sra da Conceição - Pólo IV

Escola Municipal Santo Antônio - Pólo V

EIXO TEMÁTICO - MEIO AMBIENTE

EIXO TEMÁTICO MEIO AMBIENTE

A principal função do trabalho com o tema Meio Ambiente é contribuir para a formação de cidadãos cons­cientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade socio-­ambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global.
Para atingirmos esses obje­tivos, mais do que trabalhar com informações e con­ceitos, é preciso que a escola trabalhe também com a formação de valores e atitudes. Nessa perspectiva, cada escola ela­borou o projeto “Des­pertando uma consciência ecológica” que teve como objetivo despertar os alunos para que possam, não apenas agir corretamente no processo de preservação do meio ambiente, como também colaborar com o despertar dessa consciência junto às suas famílias e à comunidade.


Colégio Municipal Nossa Senhora da Conceição - Pólo IV

Escola de 1º grau Presidente Itamar Franco - Pólo III

Escola Municipal Professora Maria da Anunciação Rocha

Escola Municipal Santo Antônio - Pólo V


PROJETO VALORES - ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA MARIA DA ANUNCIAÇÃO ROCHA

Projeto Valores realizado na Escola Municipal
Professora Maria da Anunciação Rocha