sexta-feira, 17 de dezembro de 2010
CMA - LINGUAGEM PUBLICITÁRIA : O PODER QUE CONQUISTA
Havia um tempo em que a linguagem publicitária apenas informava o preço, o local de compra e as condições do produto. Nos últimos 60 anos a linguagem publicitária evoluiu e criou uma linguagem e estilo próprio de alcançar o seu objetivo, ter a mensagem aceita pelo público.
A sociedade de consumo, através do “American way life” e do processo de modernização da industrialização se ocidentalizou, o que influenciou a publicidade em fazer o público a girar ao seu redor a através dela interagir em seus próprios sonhos e desejos. Comprar e ter “coisas” passou a ser símbolo de felicidade e salvação além da utilidade necessária.
A linguagem publicitária trabalha encima do individualismo,na escolha e no que pertence à pessoa. O objetivo da mensagem é convencer e persuadir o receptor.
Para tal a linguagem publicitária expressa ordem : “Beba Pepsi”, persuasão : ”Só Omo lava mais branco” e até sedução : “Se algum desconhecido lhe oferecer flores, isto é Impulse”. O papel da publicidade é vista como mola mestre das mudanças comportamentais e mentalidade dos consumidores.
A publicidade comercial incita os sonhos,desejos,particularidades e um universo perfeito. A publicidade política visa valores éticos e sociais.
Toda linguagem publicitária constrói uma argumentação com o intuito de convencer o receptor da mensagem conscientemente e inconscientemente. Utiliza procedimentos tradicionais tais como : poesia, música, teatro, imagem familiar.
Por Fernando Rebouças
Assinar:
Postagens (Atom)